-
Arquitetos: Mas & Fernandez Arquitectos
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nico Saieh
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa dos Triatletas deve o seu nome aos seus proprietários que dedicam grande parte do seu tempo à prática de triatlos como atletas de alto rendimento. Razão da sua localização nos arredores de Santiago, com fácil acesso a vários percursos para a prática esportiva. Estar longe do centro também permitiu-lhes adquirir um terreno maior (terreno vs. localização), o que aumentou as possibilidades de resolução do seu desenho, não estando limitado por elementos próximos, e trabalhando numa casa de jardim e não numa casa com jardim. Uma boa estratégia para as altas temperaturas na região.
Desde o início a casa foi pensada em madeira, sempre laminada, de acordo com o tempo e a alta possibilidade de tecnificação, do desenho de juntas mecânicas até o design de interiores, todos os detalhes foram enriquecidos pela modulação requerida ao estruturá-la. Isso significou ampliar a visão e abrir-se para novas alternativas que não sejam necessariamente restringidas por sua localização geográfica. Em sua abordagem formal, com uma planta em forma de estrela, ampliou-se seu perímetro, posicionando-o livremente no terreno. A casa se entrelaça com o jardim.
Cada um de seus braços converge para o centro onde está o espaço público da casa. O primeiro termina em seu extremo com a sala principal, o segundo na academia e o terceiro nas áreas de serviço. A residência economiza circulação e oferece uma distribuição clara, sem cair em excessos.